quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Carlos Queiroz apresenta a sua equipa

CONFIRMADOS OS NOMES QUE O AJUDARÃO NO TRABALHO DE CAMPO

Tal como Record já anunciara, a Federação Portuguesa de Futebol confirmou estar quarta-feira que Carlos Queiroz, novo seleccionador nacional, será coadjuvado por Agostinho Oliveira, José Guilherme e Fernando Brassard.

Mas, numa segunda linha, há a assinalar a colaboração de José Alberto Costa, Oceano Cruz e Julian Ward, que terão como missão a análise de jogos e de jogadores.

“Gostaria de agradecer aos técnicos agora anunciados o facto de terem aceite o convite que lhes dirigi. Com todo o empenho e dedicação, vamos procurar cumprir com as expectivas e ambições que todos esperam da Selecção", afirmou Queiroz, em declarações ao site oficial da FPF.

“Em todos eles deposito a minha confiança pessoal e não tenho dúvidas quanto às suas qualidades profissionais e humanas, estando certo que contribuírão decisivamente para levarmos a Selecção a atingir os objectivos que traçámos”, concluiu.

A equipa de campo

Na Federação desde 1990, Agostinho Oliveira regressa à equipa técnica da principal selecção. “Sinto-me um privilegiado. Por um lado, por voltar a um espaço onde todos gostam de trabalhar, a Selecção principal, pela sua transcendência e importância. E, por outro, por ter a oportunidade de reiniciar uma colaboração com Carlos Queiroz, profissional a quem reconheço enormes qualidades humanas e técnicas”, explicou o técnico.

Ao contrário de Agostinho Oliveira, José Guilherme cumpre a primeira experiência como técnico da FPF. “Recebi este convite com muita surpresa, mas com igual satisfação. É um orgulho poder representar o País e fazer parte desta equipa técnica que é liderada por um dos melhores treinadores do Mundo”, referiu. Licenciado em Educação Física, na especialidade “Futebol”, com um mestrado em “Alto Rendimento” e a tirar um doutoramento em “Futebol”, José Guilherme esteve, desde a época 1998/99, ligado à formação do FC Porto, onde passou pelas formações Sub-15, Sub-17 e Sub-19, com a conquista de três títulos como técnico principal e um como adjunto. Do seu percurso fazem ainda parte passagens pelo Espinho e pelo Esmoriz.

Transitando da anterior equipa técnica, Fernando Brassard não esconde a confiança que tem nesta nova etapa. “Estou extremamente optimista e motivado para o novo ciclo. Já conheço as pessoas que constituem esta equipa, em especial Carlos Queiroz, com o qual ajudei a escrever duas das mais importantes páginas do futebol português, conquistando dois títulos mundiais Sub-20. Temos um desafio importantíssimo pela frente, que é a qualificação para o Mundial 2010, mas estou certo que com uma grande coesão entre todos vamos atingir os objectivos”, disse.

Os analistas

A equipa técnica nacional é ainda constituída por três elementos que farão a análise aos jogos e jogadores, da qual fazem parte José Alberto Costa e Oceano Cruz, além do britânico Julian Ward (mestre em “Ciências do Desporto” e a concluir um doutoramento na mesma área).

“Estou extremamente orgulhoso e satisfeito. Desde logo, porque é sempre um enorme privilégio. Esta é a quarta vez que sirvo profissionalmente a FPF, quer como jogador, quer como treinador”, sublinhou José Alberto Costa.

Já Oceano Cruz, antigo capitão da “equipa de todos nós”, estreia-se nestas funções. “Estou imensamente feliz por voltar a entrar nesta 'casa' que é a FPF. A partir de hoje este é o meu projecto de vida e tudo passará pela Federação”, afirmou.

Um comentário:

João Neves disse...

É com emoção enorme e orgulho sem limites que envio um abraço carregado de fraternidade para um Homem que para além de ser figura marcante da história desportiva deste País, é meu conterrâneo, é da minha geração, foi meu colega de Liceu na linda cidade de Nampula - Moçambique.
Como é lógico o orgulho é enorme.
Obrigado Carlos pela alegria que estás a dar à Tribo Macua.

Um abraço,

João Neves